Quem eleger para síndico: Morador ou Profissional?

0
61

Todo condomínio de prédios e casas deve ter um administrador – o síndico – que se responsabiliza pela manutenção e problemas corriqueiros dos moradores. Claro, desde que se relacionem com o condomínio.

As tarefas do síndico vão desde fazer os pagamentos dos funcionários a cobrar os moradores inadimplentes. Por ter várias funções, quem for o responsável pela administração, deve ter disponibilidade de tempo e dedicação com o trabalho.

Como a tarefa do síndico exige muita responsabilidade, a escolha da pessoa deve ser feita com cuidado e nesse momento surgem algumas dúvidas: quem é a melhor pessoa para assumir esse cargo?

 

MORADOR X PROFISSIONAL

Para que a escolha do síndico seja feita sabiamente, alguns pontos devem ser considerados antes, como as características de cada condomínio.

Uma das questões que devem ser estudadas é o tamanho do condomínio. Quanto maior ele for, mais moradores se candidatarão ao cargo, porém haverá mais tarefas para o síndico e se ele não estiver preparado, pode desistir da função.

Assim como haverá menos candidatos em condomínios com até 60 unidades. Se, mencionar de que a vida agitada das pessoas e a falta de tempos são um empecilho para elas se responsabilizarem pelo cargo.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Mas quem escolher? As duas opções apresentam vantagens e desvantagens para ocupar o cargo.

O morador já conhece o condomínio e os problemas que ele tem, por isso ele vai querer o que é mais benéfico para todos, já que também será um dos beneficiados. Porém, se ele tiver um emprego, não ficará disponível pela maior parte do dia.

O síndico profissional já consegue se dedicar inteiramente a função, além de ter mais tempo. Sua experiência também é bem aproveitada, descomplicando as decisões em situações difíceis.

 

CUSTO

Em diversos condomínios, o morador que é síndico fica isento de pagar a taxa condominial, como uma forma de pagamento. Porém, em alguns lugares, ele também recebe um salário.

O profissional trabalha com um prestador de serviços, assim você não precisa recolher os impostos, e o condomínio tem obrigação apenas em pagar o salário.

Antes de escolher, os candidatos devem saber que o síndico se ocupa das responsabilidades civis e criminais. Isso implica em assumir todos os atos que acontecem dentro do condomínio, em sua gestão.

 

Quer saber de tudo o que precisa para morar em sua casa nova?

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook.com/amagaiimoveis

instagram.com/amagai_imoveis

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo funciona o reajuste do aluguel?
Próximo artigoLocação por Temporada: Direitos e Deveres do Inquilino
A Amagai Imóveis atua no mercado imobiliário há mais de 18 anos, com o objetivo principal de tornar o relacionamento com seus clientes em uma verdadeira parceria. Nosso sistema operacional proporciona total segurança, conforto e tranqüilidade para nossos clientes, isto porque vender, locar ou administrar imóveis consiste no ato de intermediar e atender em 100% as necessidades de ambas as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA