Como funciona o reajuste do aluguel?

0
64

Se você é um inquilino de primeira viagem, talvez não saiba de que o valor do seu aluguel pode sofrer um reajuste, feito pelo proprietário, e essa medida está assegurada em uma cláusula do seu contrato.

Geralmente, o reajuste é feito com base no índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M), mas não é uma regra. O acerto pode ser feito apenas entre o locador e o locatário.

MAS POR QUE OCORRE O REAJUSTE?

Por causa da inflação de mercado, ou seja, a alteração do valor dos bens. Essa é uma forma de recompensar o dinheiro que o proprietário perde com a revisão de valores.

A desvalorização dos bens ocorre porque há mais emissão de dinheiro do que a demanda. Assim alguns bens aumentam de valor enquanto outros diminuem.

O reajuste também ocorre devido à oferta e procura imobiliária. Há uma análise da disponibilidade de imóveis em um determinado local ou cidade. Se há poucos imóveis disponíveis, o valor do aluguel irá aumentar.

QUANDO O REAJUSTE PODE SER FEITO?

Existe um momento específico para o locador realizar o reajuste, não pode ser feito em qualquer época do ano, ele deve ocorrer na data de aniversário do contrato, no dia em que ele foi assinado.

E você deve saber que o reajuste do seu aluguel pode aumentar além do valor da inflação, mas essa situação é menos comum de acontecer e deve estar oficializada no contrato.

Apesar do reajuste ser um ato legal, você pode negociar com o proprietário do imóvel outro valor, se o estipulado anteriormente for muito acima do seu orçamento.

Se você ainda não concordar com o valor do reajuste, pode pedir uma revisão do aluguel com uma ação judicial, mas essa é uma medida que só deve ser tomada em último caso.

 

Se você estiver em dúvida com alguma informação sobre reajuste de aluguéis, pode contar com a gente!

Converse com a gente pelo link: amagai.com.br/contato

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVANTAGENS E DESVANTAGENS: IMÓVEL MOBILIADO
Próximo artigoQuem eleger para síndico: Morador ou Profissional?
A Amagai Imóveis atua no mercado imobiliário há mais de 18 anos, com o objetivo principal de tornar o relacionamento com seus clientes em uma verdadeira parceria. Nosso sistema operacional proporciona total segurança, conforto e tranqüilidade para nossos clientes, isto porque vender, locar ou administrar imóveis consiste no ato de intermediar e atender em 100% as necessidades de ambas as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA